O PROGRAMA

Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

O Programa Trabalho Seguro – Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, em parceria com diversas instituições públicas e privadas, visando à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. Desse modo, o principal objetivo do programa é contribuir para a diminuição do número de acidentes de trabalho registrados no Brasil nos últimos anos.

O Programa volta-se a promover a articulação entre instituições públicas federais, estaduais e municipais e aproximar-se aos atores da sociedade civil, tais como empregados, empregadores, sindicatos, Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs), instituições de pesquisa e ensino, promovendo a conscientização da importância do tema e contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura de prevenção de acidentes de trabalho. 

Conclama-se, assim, a permanente participação de empregados, empregadores, sindicatos, instituições públicas, associações e demais entidades da sociedade civil para tornarem-se parceiros do Programa Trabalho Seguro e unir forças com a Justiça do Trabalho para a preservação da higidez no ambiente laboral.

HISTÓRIA

Dados das Comunicações de Acidentes de Trabalho ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS ) apontam uma realidade preocupante: entre os anos de 2011 e 2013 mais de 600 pessoas morreram vítimas de acidentes de trabalho com máquinas e equipamentos. Este número é equivalente a um acidente aéreo por ano, como o ocorrido em Congonhas-SP, em 2007. Máquinas e equipamentos provocaram no total 221.843 acidentes, o que representa 17% dos acidentes de trabalho típicos ocorridos no período. Foram comunicados ainda 41.993 fraturas (270 por semana) e 13.724 amputações (mais de 12 por dia).


Para evitar que esses acidentes aconteçam, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicou, em 1978, a Norma Regulamentadora Número 12 (NR 12), que define referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores que utilizam máquinas e equipamentos de todos os tipos durante o trabalho. Entretanto, apesar da regulamentação, os números comprovam que a NR12 não tem sido cumprida. Neste contexto, o Programa Trabalho Seguro tem implementado medidas buscando contribuir diretamente para a redução de acidentes de trabalho e valorização da saúde e da vida dos trabalhadores.

GESTORES REGIONAIS DE TERESINA

 Desembargador do Trabalho Francisco Meton Marques de Lima

Contato: Email: gdfmml@trt22.jus.br

Juiza Ana Ligyan de Sousa Lustosa Fortes do Rego

Contato: Email: ligyan@trt22.jus.br

ESTRUTURA ADMINISTRATIVA

Desembargador Marco Aurélio Lustosa Caminha  -  Presidente 

Desembargador Téssio da Silva Tôrres  -  Vice-Presidente e Corregedor Regional

Desembargador Francisco Meton Marques de Lima - Ouvidor 

Desembargadora Liana Ferraz de Carvalho - Diretora da EJUD

Juiz Adriano Craveiro Neves  -  Juiz Auxiliar da Presidência

Marta Maia de Miranda  -  Secretária-Geral da Presidência

Adilson José de Oliveira Freire  -  Diretor-Geral

José de Anchieta Araújo Marques  -  Secretário de Governança e Estratégia

SECRETÁRIO DO COMITÊ

José de Anchieta Araujo Marques (Secretário de Governança e Estratégia)

Contato: Email: anchietaam@trt22.jus.br

DESENVOLVEDORES

José de Anchieta Araujo Marques (Secretário de Governança e Estratégia e Gerente do Projeto)

Larissa de Oliveira Neiva Castro  (Coordenadora de Comunicação Social)

José Ranieri Sousa Pereira (Diagramador) 

Imagens | Ícones: Freepik